domingo, 12 de junho de 2011

DE QUEM É A CULPA???

Você já houviu falar em pensamento sistêmico? Visão holística? Pois é … é sobre isso que vou tentar falar hoje, de uma forma mais científica, mais teórica, abordando fatores como o antropocentrismo … é isso mesmo, aquele negócio de que o homem é o centro da terra e coisa e tal, feedback … não apenas o feedback que você gostaria que seu chefe desse e culpa, pois afinal de contas a culpa nunca será minha, muito menos sua, suponho.

As vezes você pode pensar que alguem tem a cabeça pequena, ou que não encherga na frente, ou outros adjetivos mais fortes, mas na verdade o que acontece é que esta pessoa não possui uma visão sistêmica, não consegue ver o todo. Visão sistêmica nada mais é do que um quebra cabeça, onde as peças são as informações que recebemos diariamente sobre todo e qualquer assunto, em qualquer lugar a qualquer hora. Ter visão sistêmica é conseguir enxergar todas estas peças e formar uma ideia coesa, é considerar todos os inter-relacionamentos ao invés de apenas eventos isolados.

Para atingir esta etapa é preciso uma mudança de mentalidade, é preciso dar valor ao todo para poder gerencias as partes. É preciso entender que todas as pessoas são participantes, que ninguem está alheio, é preciso dar mais atenção ao dinamismo das coisas e não apenas aos detalhes, sem ver o todo os detalhes não dizem nada. A ideia principal do pensamento sistêmico, é tornar aquilo que é complexo em algo simples, é entender toda a complexidade e perceber o real sentido daquilo.

Costumamos ver nossos processos como uma linha reta, lineares e esquecemos que tudo faz parte de um ciclo, tudo é uma questão de Feedback, como diz a palavra, retro alimentação. É um fluxo recíproco de influência. Toda ação é causa e efeito ao mesmo tempo. Daí vem a crítica ao antropocentrismo, que afirma que o homen é o centro das atividades, quando na verdade somos apenas parte de uma realidade mutante, onde todos participamos, ao mesmo tempo que somos influenciados pela realidade, estamos tambem influenciando-a, ninguém é fruto apenas do meio em que vive, repito, é um fluxo recíproco de influência, de Feedback.

Após tanta conversa, chegamos numa conclusão válida, e suficiente, para o primeiro post sobre as Disciplinas necessárias a uma empresa que busca o sucesso e a uma pessoa que busca o crescimento. Temos que mudar nossa forma linear de pensar e passar a pensar de forma sistêmica, circular. Passaremos a perceber que nenhum evento possui um responsável individual, tudo acontece de forma coletiva, eu tenho culpa e você provavelmente tambem terá sua culpa, ou melhor, ninguem tem culpa, apenas contribuimos com nossa parcela de alimentaçao no sistema, estamos apenas dando nosso Feedback ao sistema.


OBS: Post escrito em 07 de Junho, postado apenas hoje devido a dificuldades logísticas da bela e próspera cidade de Açailândia - MA.